Translate this page:

DAW: Digital Audio Workstation

Este é um post clássico da 2600Hz, links e informações podem estar desatualizadas ou indisponíveis

DAW Setup - USB ou Firewire?

USB ou Firewire?

USB e Firewire são protocolos de transmissão de dados de alta velocidade que foram incorporados em praticamente todos os periféricos de informática.

No meio do áudio digital, estas são as tecnologias mais comuns empregadas nas interfaces de áudio profissionais, controladores MIDI e muitos outros equipamentos.

A melhor solução é a que apresenta maior velocidade de transmissão de dados, ou seja, a que agüenta mais informações sendo transferidas simultaneamente. A tecnologia mais veloz é a Firewire, porém é interessante disponibilizarmos ambas em nossa estação.

Confira abaixo a taxa máxima de transmissão de dados, em teoria, de cada protocolo.

Protocolo

Velocidade de transmissão (MB por segundo)

USB 1.1

12Mbps

USB 2.0

480Mbps

Firewire 400

400Mbps

Firewire 800

800Mbps

Com base nesses dados, podemos dizer que a única tecnologia, dentre as citadas acima, que não funciona para se trabalhar com áudio é a USB 1.1.

Caso você queira adquirir um dispositivo externo que funciona via USB, procure equipamentos compatíveis com USB 2.0

O protocolo Firewire também tem uma grande vantagem, que é poder ligar vários dispositivos em cadeia a partir de uma única porta.

PCI

Se você tem um desktop, confira a tecnologia empregada pelo seu computador. Caso sua placa-mãe utilize USB 1.1, basta instalar uma placa interna PCI – USB 2.0, que custa por volta de R$35,00.

Você também pode comprar uma placa PCI-Firewire por, no máximo, R$60,00.

PCMCIA

A maioria dos laptops modernos vem com pelo menos duas entradas para cartões de expansão PCMCIA. Isto nos permite instalar vários tipos de periféricos, como placas de rede wireless, cartões de memória, discos-rígidos externos e, o que é o nosso maior interesse, portas USB2.0 e Firewire.

Quando você procurar uma cartão PCMCIA-Firewire, há alguns detalhes que devem ser obsvervados.

1. Procure os cartões que apresentam os dois tipos de porta Firewire, a menor (4 pinos) e a maior (6 pinos). As duas portas transmitem na mesma velocidade, porém o Firewire de 4 pinos não transmite energia elétrica, somente dados.

2. Alimentação do cartão PCMCIA. Procure cartões que possuem entradas para alimentação de energia. Por incrível que pareça, os cartões PCMCIA não utilizam uma fonte de energia comum, você precisa encontrar um cabo raro no Brasil, que é o USB-5volts, que irá puxar a energia de uma porta USB do próprio laptop.

Eu já testei um cartão PCMCIA sem alimentação de energia, rodando a interface Firewire 410 da M-Audio e a placa não rodou bem. Às vezes perdia a conexão, outras o painel de controle ficava maluco e lento, outras apareciam barulhos digitais bizarros durante o playback.

Por fim, ao montar um laptop, procure um que já venha com entradas Firewire e/ou USB 2.0.

Continue a navegar pelos botões abaixo:

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8

Deixe seu comentário