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Conclusão
Conclusão
O desenvolvimento da “Musique Concrète” foi o passo mais marcante na evolução para o que conhecemos hoje como música eletrônica.
As composições não eram arranjadas antes da gravação, não havia instrumentos musicais tradicionais e nem formas previamente conhecidas. Tudo começava a partir dos objetos sonoros, que eram então colocados nos gravadores e editados, repetidos e misturados para formar uma história musical completamente diferente de qualquer coisa que já havia sido feita antes.
Há confusões quanto à validade desses experimentos, como há com a Dance Music hoje em dia. As pessoas não entendiam que o que Schaeffer estava fazendo na verdade era criar um novo meio de expressão através da música, utilizando elementos não tradicionais, assim como fazem os produtores de música eletrônica atuais.
As técnicas modernas são muito parecidas com as que estes dois franceses inventaram em seu estúdio analógico, porém temos muito mais facilidade em realizá-las hoje graças aos equipamentos digitais.
Outros compositores que foram influenciados por Schaeffer, seguindo com seus experimentos, são: Edgard Varése, Karlheinz Stockhausen, Vladimir Ussachevsky, os Beatles, John Cage e todos nós, produtores de música eletrônica.
O instituto GRM de pesquisa continua vivo e triunfante, tendo desenvolvido umas das ferramentas digitais mais incríveis do mercado de produção atual, os softwares GRM Tools.
Referências bibliográficas
Sonhors (http://sonhors.free.fr/)
UBU Web (http://www.ubu.com/)
National Public Radio (http://www.npr.org/)
Wikipedia : Musique Concrète / Electronic Music / Tape Recorder / Phonograph