As informações e links contidos aqui podem estar desatualizadas. Se precisar de informações mais recentes sobre este conteúdo, fale com o time da 2600Hz!
Primeiras Gravações
De volta para o futuro: As primeiras gravações
Hoje em dia o Gravador é encontrado nos telefones celulares, na pasta Acessórios do Windows e será, para sempre, uma das ferramentas mais importantes no mundo da música, indiscutivelmente.
Quando Thomas Edison inventou o “Phonograph”, em 1877, não passava por sua cabeça até onde sua idéia poderia chegar. A intenção inicial era manter registros de contratos e tratados de negócios. “Gravações não mentem” – dizia ele.
Acidentalmente, o que ele inventou – salve Édison – foi o mercado fonográfico!
Todos que apreciavam ou faziam música naquela época simplesmente adotaram o Fonógrafo como o brinquedo do momento. Músicos e compositores diminuíram suas obras para caberem no disco de 78rpm (rotações por minuto), os vocalistas mudaram seu estilo de canto para que suas vozes fossem registradas razoavelmente no gravador, as vendas de instrumentos caíram subitamente e cada vez menos os admiradores da boa música se reuniam em torno de um piano para curtir um som. Agora o negócio era ficar em casa, com o ouvido colado na corneta do Fonógrafo.
A engenhoca era um sistema mecânico composto por uma corneta, uma agulha presa a esta corneta, um cilindro de cera e uma manivela. Para fazer uma gravação, bastava girar a manivela em uma velocidade constante (78rpm) e falar para dentro da corneta. Assim, à medida que a corneta amplificava o som que estava chegando, a agulha vibrava, registrando no disco giratório uma representação “parecida” com a onda sonora original.
É claro que este sistema rudimentar apresentava pouca fidelidade com relação ao som original, porém, ao girar a manivela outra vez, era possível ouvir o que havia sido gravado, e isso já era incrível!
Ouça algumas gravações feitas no Fonógrafo
Primeira gravação, realizada por Édison em 1877
“When The Band Plays Yankee Doodle”, interpretado por Edward Meeker, em 1903
O primeiro comercial de áudio da história, anunciando o Fonógrafo, em 1906
Continue pelos botões abaixo: