As informações e links contidos aqui podem estar desatualizadas. Se precisar de informações mais recentes sobre este conteúdo, fale com o time da 2600Hz!
Luigi Russolo
Russolo e sua “Arte dos Ruídos”
Provavelmente o maior inspirador para o Dadaísmo (e para a evolução da música eletrônica, diga-se de passagem) foi o pintor e compositor italiano Luigi Russolo , que desenvolveu uma série de instrumentos produtores de ruídos chamados “Noise Intoners” (Intonarumori).
Os Intonarumori eram ressoadores acústicos criados para gerar a imagem sonora descrita no livro “The Art of Noises” (A Arte dos Ruídos), de Russolo . O livro trata da evolução histórica desde o silêncio até o surgimento do ruído na vida do homem e, enfim, o uso dos ruídos na música.
O primeiro concerto realizado por Russolo foi em 1914. Pelo que dizem as más línguas, terminou com uma chuva de tomates atirados pela platéia.
Ouça, na íntegra, a obra “Risveglio di una città” (Amanhecer de uma cidade), de Luigi Russolo (2.26 Mb )
As tentativas de Russolo de incorporar suas teorias Futuristas na música e na arte deram início às mais extraordinárias experimentações musicais, conseqüentemente aumentando a percepção musical do homem moderno para timbres e freqüências que iam além da capacidade dos instrumentos musicais tradicionais.
[quote style=”boxed” source=”Luigi Russolo, 1913″]Nos primórdios a vida era totalmente silenciosa. No século 19, com a invenção das máquinas, o ruído surgiu. Hoje, o ruído triunfa e reina supremo sobre a sensibilidade do homem[/quote]
Hoje em dia, suas previsões estão comprovadas em todos os tipos de composições, do Pop ao estilo de som mais underground, não estão?
Continue pelos botões abaixo: