Em 2012, fui nomeado instrutor certificado pela marca alemã Steinberg, e a 2600Hz, minha empresa, foi certificada como a primeira instituição de ensino autorizada da Steinberg no país. Para quem começou lá atrás, adolescente, a sonhar com a produção musical no Cubase, ser hoje certificado há quase cinco anos e trabalhar lado a lado com a marca é um orgulho que não dá para descrever.
Meu gosto na área do áudio pro é Sound Design, sou fissurado em timbres de guitar, synths, processamento de efeitos e esse tipo de coisas. Sou especializado em tecnologia musical, e presto consultoria e serviços especialmente na área de estúdios, como setup de estúdios, consultoria em gravação, mixagem, masterização e criação de kits e bancos de sons para artistas e produtores.
Meu maior trabalho, sempre, é ser professor de produção musical e áudio profissional. Minha vocação é ensinar e, acima de tudo, me considero um Professor de Áudio do que qualquer outro título.
Conselho a todos que querem ingressar nessa área? Bem, após obter uma formação sólida como a 2600Hz, a única maneira de ficar bom na produção musical é praticar e estudar, para sempre!
Para entender cada detalhe, quanto tem que colocar de agudo numa voz, como chegar no grave perfeito, como montar uma progressão de acordes mágica, só há um jeito: você tem que ouvir e sentir o som você mesmo. Não importa quantas vezes alguém te mostre, você só aprenderá qual é o som quando estiver no perrengue, sozinho, e encontrar o caminho com estudo e dedicação.
Isso, sem contar os plug-ins e hardwares que saem a cada dia. É preciso se manter atualizado, pois as técnicas mudam e o som também vai mudando, ou até evoluindo, com cada novo trick que sai no mercado.