Translate this page:

Preview: Dorico – novo software de notação da Steinberg

Steinberg Dorico | Novo software de notação musical

Daniel Spreadbury, chefe do projeto #Dorico da Steinberg visitou a Sonicstate.com para mostrar um pouco sobre o novo software de notação da marca.

Para quem não sabe, Daniel é um dos criadores do Sibelius, um dos softwares de notação mais conhecidos do mundo. Após a compra do Sibelius pela Avid, a empresa norte-americana fez um corte no quadro de funcionários que levou ao desligamento do time de desenvolvedores do programa, chefiado por Daniel.

Com uma visão bem determinada, a Steinberg contratou o time de Daniel e deu início ao desenvolvimento de um novo programa de notação musical, o Dorico.

Veja no vídeo abaixo a primeira prévia oficial que a Steinberg soltou sobre o programa:

 

 

Mais sobre o Dorico: programa para escrita de partitura da Steinberg

Dorico: Modo Engrave - editando notas

A proposta do software é proporcionar uma escrita mais natural e fluida, mas ao mesmo tempo inovar na forma de inserir e editar eventos na partitura, como o uso de atalhos e funções de snap (encaixe) automáticas, integração com tablets e controladores e outros dispositivos.

Entre outras novidades, o Dorico traz um editor MIDI integrado muito parecido com o do Cubase, proporcionando a edição em modo Key Editor para maior flexibilidade na edição ou escrita de partituras.

Quem conhece o Cubase, sabe que o Key Editor traz muitos recursos para edição de notas e controles, como o assistente e editor de acordes, funções de quantização poderosas e automação de MIDI CC revolucionária, então devemos esperar alguns recursos bem interessantes nessa parte do programa.

Além do workflow, o Dorico recebe uma engine musical derivada da DAW mais famosa da Steinberg, o Cubase PRO. Um rack de instrumentos virtuais poderoso proporciona mais de 1000 timbres de fábrica de ótima qualidade, utilizando o HALion Sonic SE2 como instrumento padrão para a pré-escuta da composição feita no programa. O módulo multitimbral traz sons de todos os tipos, de orquestras cinemáticas e instrumentos étnicos a synths e texturas musicais inéditas para quem trabalha com partes para games e animação.

Dorico: HALion Sonic SE2 - Sintetizador TRIPDorico: HALion Sonic SE2 - Symphonic Orquestra

A tecnologia VST permite que qualquer instrumento virtual seja integrado ao Dorico, o que amplia a capacidade do programa de notação, tornando-o mais próximo de um software para produção musical como Nuendo, Cubase ou Logic.

Ainda temos muito o que descobrir sobre o Dorico, mas pelo que temos acompanhado o desenvolvimento está forte e o lançamento deve ser divulgado em breve.

Seguem algumas fotos do programa, que encontramos na web:

Box do programa: Dorico

steinberg-dorico-engrave

 

 

 

 

 

 

 

LINKS INTERESSANTES

Steinberg Dorico: Site oficial
Making Notes: Blog dos desenvolvedores do Dorico
Avid Sibelius: Site oficial

Deixe seu comentário