Loops Famosos
texto por Eduardo Sterman

De Pierre Schaeffer a Fatboy Slim....

Looping
foi uma das primeiras técnicas exploradas pelos músicos e produtores experimentalistas, desde os anos 40, e continua até hoje como uma das principais técnicas na produção de música eletrônica.

Os pioneiros nesta técnica foram os músicos Pierre Henry (junto com Pierre Schaeffer, no conceito da Musique Concrète), Edgard Varèse e Karlheinz Stockhausen, que utilizavam gravadores de fita para criar efeitos musicais contínuos. Um pouco depois, nos anos 60, os Beatles popularizaram a técnica quando a aplicaram em algumas produções mais psicodélicas.

Após a era do gravador de fita, o DJ Grandmaster Flash apresentou ao mundo uma técnica nova de se trabalhar com loops, tocando dois discos de loops pré-gravados em suas pickups, o que influenciou muitos estilos de música eletrônica, como o hip hop, trip hop, techno e drum ‘n bass.


DJ Grandmaster Flash @ Love Parade


Como funciona o Looping?

A técnica consiste em recortar uma amostra de um som, digamos de uma música do James Brown, para criar uma base que pode ser repetida continuamente sem que seja percebida a transição entre cada repetição.

Isto pode ser feito utilizando duas cópias do mesmo disco em uma mesa de discotecagem ou através de softwares de edição, samplers digitais e até pedaleiras (efeitos) de delay. Com o advento da Era digital, o trabalho de gravar e manipular os loops tornou-se muito mais fácil por meio dos sistemas baseados em computadores e hardwares digitais de altíssima qualidade.

Clique nas imagens abaixo para ver, de perto, a edição que fizemos para retirar o loop da música "Amen Brother".

Recorte da track Loop recortado
 


Os loops que fizeram história: Amen Break e Funky Drummer

Nesta história toda, existem dois loops que se tornaram muito populares e influenciaram produtores, DJ’s e remixers, chegando a inspirar estilos musicais inteiros como o Jungle, que é baseado principalmente no ritmo do Amen Break.

Amen Break

Este loop foi retirado de uma música da banda gospel dos anos 70 "The Winstons", chamada Amen, Brother”. Quando aplicado ao contexto de uma música eletrônica, o ritmo do Amen Break soa tão bem que se tornou a batida padrão para variados estilos musicais, como o Techno, Ragga, Jungle e Drum ‘N Bass.

Funky Drummer

Outro loop marcante foi o da música “Funky Drummer”, de James Brown. Não é à toa que a música possui este nome e que o solo principal da música é justamente o do baterista. O ritmo que ele está tocando é muito empolgante e merece mesmo uma atenção especial.

Confira abaixo os exemplos sonoros das músicas originais e dos loops editados para esta matéria:


Todos os direitos reservados aos autores
 

Crate Diggin´

Apesar da facilidade atual de comprar (ou baixar da internet) samples e loops já editados e prontos para usar, algumas pessoas dizem que a essência do Looping está em buscar discos antigos em sebos e lojas especializadas em vinil, procurando idéias e inspirações nas gravações originais de funk, jazz e qualquer outro estilo musical que soe interessante.

O termo utilizado pelos amantes do vinil é "Diggin´ in the Crates", que significa "Vasculhando os caixotes"!

 
Crate Digging
Imagem retirada do Flickr

Links interessantes (em inglês)

. Documentário sobre a história do Amen Break, discutindo a questão dos direitos autorais:
. Youtube: Amen Break

. Sobre o Funky Drummer, visite a Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Funky_drummer

. Atualmente, existem diversas empresas especializadas em criar CD’s e DVD’s de samples e loops, como a Zero-G, Best Service, Big Fish Áudio, entre outras. Para conhecer as principais livrarias de sons que existem no mercado de produção musical eletrônica, visite:
Best Service - Home

. Documentário: Diggin´ In the Crates - https://www.youtube.com/watch?v=T4JUfQ4ypAM

. Site com dicas para quem quer sair à procura da batida perfeita nas lojas de discos de vinil: http://thelowendtheory.blogspot.com.br/2005/04/how-many-of-you-know-about-crate.html

 
 
2600Hz Criações Musicais - São Paulo
Todos os direitos reservados